SP - São Paulo
[x] Você está vendo animais de SP - São Paulo, clique para alterar a cidade.

Encontre um Animal

 
 
 
 
 
*Nome do animal, da ONG ou digite "Vários".
Receba nossos comunicados:
 
Seu-email:

Noticia

Por quê o cachorro uiva?
18/04/2017 - 10:11h

Por quê o cachorro uiva?

Por quê o cachorro uiva

Foto por  David

Por quê o cachorro uiva? E por que alguns uivam mais do que outros? Seu cachorro uiva demais e você quer saber como fazer pará-lo de uivar tanto? Seus vizinhos já demonstraram alguma irritação por causa do seu pet? Então continue lendo este artigo e saiba o porquê e o quê fazer nesse caso.

Há vários motivos pelos quais um cachorro pode uivar. O uivo dos cães é uma forma de comunicação herdada dos seus ancestrais, os lobos, e pode querer dizer muitas coisas.

Quando um cão uiva, ele pode querer estar expressando algum desconforto físico, ou então que ele está muito só e entediado, ou até mesmo contentamento. Ou, ainda, pode ser que tenha uma cadela no cio na área e ele está uivando para chamar a atenção dela.

Como já se sabe, o uivo dos cães foi herdado dos lobos, que uivam para se comunicar uns com os outros.

Diferentemente do latido, o uivo, por ser mais agudo e de duração mais longa, pode ser ouvido a quilômetros de distância, por isso é eficaz para a comunicação de longa distância. Ele serve para organizar a matilha e chamar de volta os membros que acabaram se separando do grupo em algum momento, como em uma caçada, por exemplo.

Neste caso, o uivo serve como uma espécie de guia para orientar os indivíduos perdidos. Com os cachorros isso se dá da mesma forma: quando um cão uiva, ele está chamando de volta para casa seus companheiros de matilha, ou os seus próprios donos que estão “perdidos” por aí

O uivo é utilizado como um recurso de demarcação de território e defesa. É uma forma de sinalizar e avisar outros lobos, cães ou predadores que uma determinada área já tem dono, uma espécie de “Epa! Esse lugar aqui já é meu! Cai fora”.

Também pode servir para anunciar e alertar a comunidade sobre alguma ameaça iminente. Sabe quando alguém diferente visita a sua casa e o seu animal começa a latir e/ou uivar? Ou quando o cãozinho está no quintal e vê algum bicho diferente e fica uivando para ele? É essa a explicação. Por instinto, ao menor sinal de perigo, os cães já latem ou uivam, mesmo que esse “perigo” não seja realmente perigoso para nós.

Seu cão fica muito tempo sozinho em casa? Quando um cachorro se sente muito só, ele pode uivar de tristeza ou de tédio. Se ele estiver uivando muito, pode ser que esteja sofrendo da síndrome de ansiedade de separação, ou seja, seu pet anda sentindo bastante a sua falta, de uma boa companhia.

Se você é uma pessoa ocupada e que não dispõe de muito tempo livre no dia a dia, que tal contratar os serviços de um pet sitter ou de um dog walker? Você também pode deixar alguns brinquedos inteligentes espalhados pela casa para ajudar o seu cão a se manter distraído.

Deixar algumas peças de roupa com o cheiro do dono por perto do animal de estimação também é uma boa ideia, porque o ajuda a ficar mais calmo. Ou que tal arranjar um outro pet para fazer companhia a ele?

É possível também adestrá-lo e ensiná-lo o comando do “fica”, para dizer que você vai sair, mas que você vai voltar. Recompense o seu cachorro com petiscos quando ele ficar quieto.

Educá-lo e ajudá-lo desde filhote a substituir tais demonstrações vocais por outras mais silenciosas pode ser a melhor solução.

Ou, pode ser que o seu cão esteja apenas querendo chamar a sua atenção, mesmo que você esteja sempre disponível e perto dele o tempo todo. Na maior parte do tempo, ele faz isso só porque quer brincar com o dono ou quer este fique próximo a ele.

Falando em chamar a atenção, o cachorro também pode uivar quando há uma cadela no cio pelas redondezas exalando seus feromônios – o famoso “cheiro” – que são espalhados pelo vento. Neste caso, se você quer evitar com que o seu cão fique uivando, o ideal é deixá-lo em algum lugar isolado, onde não bata vento. A castração também é uma boa forma de acalmar os ânimos de um cachorro.

O uivo pode ser uma forma de exprimir algum problema físico ou doença. Se o seu cão costuma ser mais quieto e não é muito de uivar, mas nos últimos tempos passou a uivar com muita freqüência, é sempre bom verificar o que está ocorrendo com o animal. Veja se ele não está sentindo algum incômodo ou dor, se não há algum ferimento ou doença o acometendo. Mesmo que não haja nada de errado aparente, não deixe de levá-lo a um veterinário.

O uivo pode ser também resposta a algum estímulo e quando é assim, ele só dura enquanto o estímulo estiver acontecendo. Geralmente costumam uivar em conjunto com algum som alto, como sirenes de ambulâncias e de carros de bombeiro, mas não se sabe exatamente porque o fazem, já que até hoje ninguém conseguiu encontrar uma explicação científica razoável para isso. Só sabemos mesmo que eles adoram fazer um coro, principalmente com outros cachorros.

Ainda, se forem treinados, os cães – especialmente cães de caça, como o Cocker Spaniel e o Labrador, por exemplo – podem uivar para indicar alguma descoberta ou a captura de alguma presa e ajudar o dono a descobrir qual é a localização correta do “prêmio”.

Por último, o uivo pode simplesmente demonstrar contentamento e alegria. E há cães que realmente gostam de uivar, assim como alguns de nós humanos, que gostamos de cantar, seja debaixo do chuveiro, ou no karaokê.

Veja uma pequena lista com as raças caninas que mais gostam de uivar: o Husky (Siberiano e do Alasca), o Malamute, o Samoieda, o Beagle, o Coonhound, os Cães Esquimós americanos ou canadenses, o Dachshund, o Tamaska, o Foxhound americano, o Bloodhound, o Basset e muitos outros são todos cães que adoram uivar.

Com todas essas dicas, com certeza ficou muito mais fácil identificar porque o seu cão uiva, não é mesmo? Ele está doente ou machucado? Ou ele anda muito solitário e entediado? Ou será que ele só gosta mesmo de uivar e sente prazer nisso?


 
Fonte: http://www.adorocaes.com.br/porque-o-cachorro-uiva


  
Cancelar [x]
 
Cadastro
Já é usuário?

Clique para entrar

Novo usuário

Clique para se Cadastrar 
 


Quer AJUDA? Clique Aqui.
   
  
Fechar [x]
 
Indique a um amigo
Seu nome:
Seu e-mail:
Seu amigo:
E-mail*:
Comentários:
   

   
SISTEMA DE INDICAÇÃO INDISPONÍVEL.