Menu Adotar
Home
Leia nosso Blog

9 dicas para fazer fotos lindas de gatos

Como você pode tirar fotos incríveis de gatos?

Adoro fotografar gatos e ao longo dos anos desenvolvi técnicas que produzem belos resultados. Abaixo, compartilho minhas dicas favoritas para melhorar a fotografia de gatos, incluindo as seguintes sugestões:

Composição
Configurações da câmera
Iluminação
e mais

Depois de ler isso, você saberá como tirar ótimas fotos de seus amigos felinos e (espero!) terá muitas ideias para fotos de gatos. Ah você não tem um gato e quer adotar um?  Clique aqui e veja os gatos disponíveis para adoção na sua cidade.

Vamos mergulhar.

1. Para as melhores fotos de gato, seja paciente

gatos fotografando gatos nas escadas

Primeiras coisas primeiro: Ao fotografar gatos, espere uma alta taxa de falha. A maioria de seus tiros não funcionará. Afinal, os gatos não fazem poses deslumbrantes por muito tempo!

(Na minha experiência, uma vez que você aperta o obturador, as chances são de que eles vão até você e cheiram sua filmagem.)

Em vez disso, você deve aceitar a aleatoriedade e a progressão lenta das sessões de fotos de gatos. Aproveite esta oportunidade para observar o gato, seja paciente e tenha sua câmera pronta.

Dessa forma, quando seu gato fizer uma pose interessante, você pode tirar algumas fotos e tirar a foto. 

Mesmo que você esteja fotografando um gato que mora com você (em vez de ter um ensaio fotográfico planejado com um gato), recomendo que tenha sempre uma câmera à mão, mesmo que seja apenas um telefone. Gatos tendem a fazer poses engraçadas, especialmente quando estão meio adormecidos, mas você deve ter uma câmera por perto; Caso contrário, o gato ouvirá você procurando sua câmera e mudando sua posição. 

Quando você estiver fora com seu gato, tenha sua câmera pronta para algumas fotos de ação ao ar livre. Se você precisa tirar seu equipamento de casa, está perdendo grandes oportunidades.

gato sentado no pote terra cotta

2. Use sons e brinquedos para chamar a atenção do gato

Como apontei na dica anterior, os gatos adoram desafiar os fotógrafos. Eles estarão de costas para você quando você os enquadrar, eles se deitarão quando você estiver pronto para filmar a ação e estarão cheirando a lente assim que souberem que você encontrou a composição perfeita. 

Felizmente, os gatos não são totalmente imprevisíveis. Existem algumas técnicas simples que você pode usar para chamar a atenção dos seus gatos. 

Primeiro, os gatos são fascinados por sons sussurrantes. Então, se você esmagar um saco de papel com uma mão enquanto segura a câmera na outra, seu gato muitas vezes olhará para cima e você poderá tirar algumas fotos.< br>
Uma alternativa é estalar os dedos, que envolve você estalar os dedos até que o gato se vire para olhar. Na minha experiência, isso geralmente funciona, mas apenas por um tempo - depois de alguns momentos, o gato perceberá o que está acontecendo e ficará entediado. 

Se preferir fotos animadas, deve trazer um brinquedo. Você pode atirar com uma mão enquanto move o brinquedo com a outra e, embora sua taxa de goleiro seja muito baixa, você certamente tirará fotos do seu gato parecendo noivo. 

Observe que todos esses métodos são um tiro à mão livre (a menos que você esteja trabalhando com um assistente). Você precisa manter a velocidade do obturador rápida o suficiente para evitar o desfoque e, embora discutiremos as configurações com mais detalhes posteriormente, a Prioridade de Abertura é uma boa maneira de usá-la (já que mantém a câmera no controle, mas renuncia ao controle à medida que avança).

fotografia gato posou

3. Abaixe-se no nível do seu gato

Esta dica de fotografia de gato é uma grande dica, e anda de mãos dadas com um erro que vejo o tempo todo em iniciantes em fotografos de gatos. 

A maioria dos fotógrafos de gatos (e cães) começa fotografando seu animal de estimação da altura humana. E isso raramente funciona bem, por dois motivos: 

- Mostra o bichinho tão alto que a gravação perde a intimidade. 
- Reduz a distância entre o gato e o fundo. O resultado geralmente é um gato cercado por um terreno pontiagudo, em oposição (idealmente) a um gato na frente de uma parede embaçada ou de uma cena externa. 

Em vez disso, é importante descer ao nível dos seus gatos. Olhe-os nos olhos com a câmera. Esse tipo de foto - onde você faz parte do mundo felino e não o contrário - tende a ter mais impacto e mostra melhor as personalidades dos animais.

Se você tiver problemas para descer em posições tão baixas, considere usar em Considere uma câmera com uma tela inclinada ou totalmente inclinada. Isso permite que você capture fotos ao nível dos olhos enquanto fica confortavelmente acima de sua câmera. 

E a propósito, nem sempre é preciso bater no chão para obter um bom resultado. É importante que você fique na mesma altura que o gato para poder tirar fotos de escalada em pé:

um gato andando através de um telhado

4. Enquadrá-lo para as melhores composições

Quer criar composições impressionantes para fotografia de gatos? Portanto, vale a pena enfatizar o máximo possível o seu tema principal. 

E uma maneira fácil de fazer isso é enquadrar seu gato com outros elementos de composição. 

Por exemplo, você pode fotografar através de grama alta, arbustos ou folhas de árvores, dando ao gato um quadro bonito e natural:

técnica criativa de fotografia de gato tiro através

Ou você pode fotografar objetos feitos pelo homem, como pernas de cadeiras, grades, toalheiros e até janelas. É uma técnica divertida e com infinitas variações; a chave é ser criativo! 

Você também deve experimentar diferentes aberturas enquanto trabalha. Por exemplo, uma grande abertura - como f/2.8 - é ótima para criar um quadro de primeiro plano desfocado, o que é ótimo ao editar elementos mais naturais (como folhas). Enquanto uma abertura estreita - por exemplo f/8 - mantém a imagem de primeiro plano nítida e cria um efeito completamente diferente. 

(Quanto mais você experimentar com suas diferentes configurações de câmera, mais familiar você se tornará - e mais seus horizontes criativos se expandirão!)

5. Foco de unha nos olhos

Fotos de animais de estimação devem conter olhos aguçados. Isso se aplica a fotos de gatos, fotos de cães, fotos de pássaros e até fotos de animais, porque sem uma visão nítida, toda a imagem estará fora de questão. 

Infelizmente, pode ser difícil manter os olhos focados, especialmente quando você está fotografando de perto ou seu gato está muito ativo. Aqui estão algumas dicas simples: 

Se a sua câmera tem Animal Eye AF, experimente e veja se você gosta do resultado. 
Se o seu gato tende a ficar ativo por alguns momentos antes de ficar parado, considere usar o modo AF-S da sua câmera. Espere até que o gato ainda esteja lá, use um único ponto AF para travar o foco nos olhos, depois recomponha e capture sua foto.
Se tudo mais falhar, mude para o foco manualmente. Pode parecer difícil, mas se você aprender a focar manualmente com precisão, você aumentará facilmente sua taxa de goleiros. 

A propósito, se você está tendo problemas para focar o olho, você pode diminuir a abertura (supondo que você tenha luz suficiente). Estreitar a abertura aumenta a profundidade de campo, para que mais da imagem fique em foco, o que, por sua vez, oferece mais latitude para focar no gato. 

Mais uma coisa, se você estiver fotografando um gato de um certo ângulo, tente manter o olho próximo nítido, pois não parece natural ter um olho próximo embaçado e um olho nítido. Por outro lado, se você fotografar o gato de frente como fiz na foto abaixo, certifique-se de que ambos os olhos estejam em foco:

foto de close-up gato

6. Experimente um flash fora da câmera para os melhores efeitos de iluminação

A maioria dos aspirantes a fotógrafos de gatos fotografa com luz natural, e isso está perfeitamente bem. De fato, a luz natural - especialmente quando difundida por céu nublado - pode parecer incrível em fotos de gatos. 

Mas se você quiser aumentar sua flexibilidade como fotógrafo de gatos, recomendo aprender a usar o flash. Ele permite que você fotografe com pouca luz ou sem luz, e quanto mais flexibilidade você tiver, melhor, certo? 

Para começar a piscar, recomendo obter um flash ajustável. Você pode montá-lo em sua câmera ou usá-lo fora da câmera em um suporte de iluminação, criando uma configuração de disparo versátil. Além disso, usar um flash pode ajudá-lo a evitar o temido efeito de olhos vermelhos (apenas certifique-se de não estar atirando diretamente nos olhos do gato, mas de um ângulo).

Depois de ter um flash, adicione um pequeno softbox ou difusor que suaviza a luz para evitar sombras duras e aquela aparência desagradável de veado nos faróis. 

Então você brinca com diferentes perspectivas e abordagens. Você pode tentar desviar o flash das paredes para obter uma iluminação lateral interessante, ou pode montar o flash em um suporte em um ângulo de 45 graus para um efeito dramático. 

Claro, você precisa ter cuidado com a composição de suas fotos, e uma boa iluminação não garante necessariamente ótimas fotos - mas se você puder dominar a fotografia de gatos com flash, você estará milhas à frente do jogo.

gato em bela iluminação

Outra dica: tente fotografar seu gato ao ar livre quando o sol estiver baixo no céu. Certifique-se de que seu gato fique entre você e o sol para que a luz do sol pegue o pelo do gato. E adicione um pouco de flash de preenchimento para garantir que o rosto dos gatos apareça. (Não há problema em usar o flash diretamente aqui; você não obterá nenhum efeito desagradável de olhos vermelhos ou reflexos quando o flash for enfraquecido por muita luz do dia.)

7. Use muitas distâncias focais para uma variedade de tiros

Você pode fotografar gatos com uma única lente principal, mas se quiser tirar uma variedade de fotos que realmente contam uma história, recomendo trabalhar com várias distâncias focais. 

Aqui, um punhado de primes é uma opção decente, embora um zoom - como uma lente de 70-200 mm - ofereça muita flexibilidade e não exija a troca e a desconexão do fluxo da filmagem. 

Pessoalmente, sou fã de lentes de retrato na faixa focal de 85 mm a 130 mm para fotos de gatos, pois essas lentes permitem que você fotografe sem entrar na cara do gato enquanto ainda está razoavelmente perto (o que significa importante se você planeja fotografar em ambientes fechados).

Uma boa lente para fotografia de gatos para iniciantes é uma opção macro, como uma Canon 100mm f/2.8 ou uma Nikon 105mm f/2.8. Você pode usá-lo para tirar bons retratos e depois fazer alguns close-ups dos olhos e das patas:

patas de gato em um tapete vermelho

Eu também encorajo você a investir em uma lente mais ampla, por exemplo, um zoom de 24-70mm ou uma lente prime de 35mm; Uma lente grande angular é ótima para capturar fotos de corpo inteiro e ao redor do seu gato e, embora provavelmente não seja tão usada quanto uma lente telefoto curta, ainda é bom ter por perto.

gato deitado e esticando

Você também pode fotografar um gato com uma câmera de smartphone. Não, ele não oferece o mesmo nível de qualidade de imagem ou flexibilidade de configuração que uma DSLR dedicada ou um corpo sem espelho, mas é uma maneira fácil de começar com o equipamento que você já possui. Use a lente grande angular para fotos de gatos ambientais e a lente telefoto para fotos e retratos padrão.

8. Use as configurações corretas de fotografia do gato

Você pode fotografar gatos quando sua câmera estiver configurada para o modo automático, mas ficará frustrado rapidamente. No modo automático, você não pode ajustar as variáveis ??de exposição, o que significa que você não pode controlar a velocidade do obturador (o que afeta a nitidez), a abertura (o que afeta a profundidade de campo) e o ISO (o que afeta os níveis). Ruído). 

Em vez disso, a maioria das câmeras oferece várias opções melhores.

Primeiro, você pode experimentar o modo de prioridade de abertura, que permite definir o ISO e a abertura enquanto sua câmera escolhe a velocidade do obturador. Eu geralmente recomendo que você defina o ISO para o valor mais baixo e, em seguida, escolha a abertura para o efeito de profundidade de campo desejado (lembre-se de que uma abertura grande como f/2.8 limitará a profundidade de campo para criar um fundo muito desfocado, enquanto uma abertura estreita como f/8 aumenta a profundidade de campo para manter tudo nítido). Se sua câmera definir uma velocidade do obturador muito lenta, você sempre poderá aumentar o ISO ou abrir mais a abertura (isso, por sua vez, forçará a câmera a aumentar a velocidade do obturador).

Se você já estiver familiarizado com as configurações básicas da câmera ou quiser mergulhar direto nas profundezas, tente fotografar no modo manual. Aqui você escolhe a velocidade do obturador, abertura e ISO; O objetivo é discar em todas as três configurações para que sua barra de exposição (geralmente encontrada no visor da câmera) seja equilibrada. 

Acho que o modo manual funciona bem para sessões de fotos mais lentas com iluminação uniforme, enquanto o modo de prioridade de abertura funciona bem quando o gato está se movendo e/ou a luz está mudando rapidamente. Ambas as opções são ótimas, então sugiro que você escolha uma, comece a aprender e fique com ela!

Gato sentado e observando pássaros

Também recomendo que você configure sua câmera para o modo de disparo contínuo, também conhecido como modo de disparo contínuo. Então, quando você pressiona o botão do obturador, sua câmera tira uma série de fotos - e isso permite capturar frações de segundos que normalmente seriam perdidas, como seu gato correndo pelo jardim ou subindo em uma árvore. 

(Você também precisa de uma velocidade rápida do obturador se quiser obter fotos nítidas da ação. Sugiro uma velocidade mínima do obturador de 1/500 e você pode aumentá-la dependendo da velocidade do seu gato.)

gato em pé sobre duas pernas

9. Preste atenção aos tons de gato e à exposição

Seu medidor de câmera avalia a exposição correta (ou seja, brilho) para cada cena e, embora geralmente faça um bom trabalho, tende a se esforçar quando se trata de gatos muito claros ou muito escuros. 

Você vê, o medidor de sua câmera acredita que todas as cenas devem ser médias para um bom cinza médio. Então, se você medir um gato branco, o medidor irá frequentemente subexpor a cena (ou seja, ele tentará pegar um gato branco e torná-lo cinza). E se você estiver medindo um gato preto, o medidor geralmente superexpõe a cena (ou seja, ele captura o gato preto e tenta torná-lo cinza). 

Nenhum desses resultados parece muito bom; O gato branco parece cinza escuro enquanto o gato preto perde seu belo brilho. 

Então, o que você está fazendo?

Depende do modo de captura da sua câmera. Ao usar o modo de prioridade de abertura, você pode escolher compensação de exposição positiva para clarear um gato branco e compensação de exposição negativa para escurecer um gato preto. (Muitas câmeras têm um botão de compensação de exposição dedicado; verifique o manual de sua câmera se não tiver certeza de como isso funciona!) 

No entanto, se você estiver usando o modo manual, precisará usar as configurações de Make apropriadas para velocidade do obturador, abertura ou ISO . Diminua a velocidade do obturador, aumente a abertura ou aumente o ISO para iluminar um gato branco; Aumente a velocidade do obturador, diminua a abertura ou diminua o ISO para escurecer um gato preto. Faz sentido?

dois gatos lutam para compartilhar a cama

Dicas de fotografia de gato: palavras finais

A fotografia do gato é muito divertida. E se você se lembrar de algumas dessas dicas simples, seus resultados vão melhorar drasticamente. 

Então pegue sua câmera, encontre um gato e comece a praticar! 

Agora para você: 

Qual dessas dicas você gostaria de usar em sua própria fotografia de gato? Você tem uma técnica favorita? Compartilhe seus pensamentos conosco nos comentários abaixo!

Data da postagem: 21/07/2022 - id 12313

« voltar para o blog