Menu Adotar
Home
Leia nosso Blog

Como cuidar dos dentes do meu cachorro?

É crucial manter a saúde bucal de um cachorro. Isto muitas vezes é deixado de lado, porém a uma boa saúde bucal auxilia na saúde completa do cachorro.

Há muitas coisas que você pode fazer para manter a saúde bucal do seu cachorro em ótima forma. Estes incluem escovar os dentes do seu cachorro regularmente e fornecer-lhes mastigações dentárias. Também é importante remover regularmente qualquer acúmulo de detritos, tártaro ou outros materiais ao redor dos dentes e gengivas. Fazer isso pode evitar muitos problemas potenciais em todo o corpo do seu cachorro.

Como limpar os dentes de um cachorro?

Uma das melhores maneiras de manter os dentes limpos é escovar o cão regularmente. Alguns cães podem ser receptivos à escovação, enquanto outros podem hesitar.

Se tiver dificuldades na escovação, pergunte ao seu veterinário sobre a melhor maneira de escovar os dentes do seu cachorro. Eles podem lhe dar recomendações sobre creme dental e escovas de dentes para cachorros.

Dicas de escovação de dentes para cachorros

Desde cedo, é importante introduzir a escovação dos dentes ao seu cachorro. Os cães devem se acostumar com a rotina de escovação dos dentes o mais rápido possível. Isso ocorre porque a escovação regular reduz as chances de desenvolver problemas dentários no futuro.

Para consolidar a escovação na rotina do seu cão, encontre um horário conveniente para você realizar a escovação diariamente. 

  • Comece aplicando lentamente pressão nos dedos na boca do seu cão.
  • Adicione uma pequena quantidade de pasta de dente para cães ao dedo praticando com ela. Alternativamente, enrole um pedaço de gaze em volta do dedo para fornecer alguma ação abrasiva. Este método pode ajudar a ajustar os cães à pasta.
  • Antes de escovar os dentes do seu cão, introduza uma escova de dentes na rotina dele. Certifique-se de que seu cão esteja acostumado com o objeto primeiro, fazendo com que ele o cheire.
  • Depois de escovar os dentes do seu cão com uma escova de dentes, elogie-o e ofereça-lhe um petisco para um reforço positivo.

  • Escove os dentes do seu cão com uma escova de dentes se ele se acostumar com isso. Comece escovando a linha dos dentes logo abaixo da linha da gengiva, sem escovar as gengivas diretamente.

A escovação regular e o horário das refeições ajudam seu cão a se manter saudável.

A pasta de dentes humana contém ingredientes que são tóxicos para os cães. Sempre use uma pasta especifica para cachorros.

Durante esse processo, forneça reforço positivo e encorajamento ao seu cão, dizendo coisas positivas consistentemente.

Alternativas e complementos para escovação

Se você está se perguntando como manter os dentes do seu cão limpos sem escovar, existem outras opções. Eles podem não atingir o mesmo nível de limpeza que a escovação, mas podem ser uma adição útil à escovação.

Dito isto, embora a escovação regular seja a melhor opção para manter os dentes e as gengivas do seu cão saudáveis, há outras coisas que você pode fazer além da escovação. Eles incluem:

  • Petiscos que removem placas e mantem o hálito saudavel
  • Brinquedos de mastigar dentes
  • Gel oral

A maioria dos veterinários também fornece uma limpeza completa dos dentes sob anestesia. Alguns cães nunca precisam de limpezas dentárias profissionais, enquanto outros podem ter dificuldades para manter a saúde bucal ideal.

Antes de iniciar uma nova rotina de atendimento odontológico com seu cão, agende um check-up odontológico para verificar se a limpeza é necessária. Algumas raças de cães são mais propensas a doenças dentárias do que outras. De acordo com algumas referências, 60% da saúde bucal está relacionada à genética/traços hereditários.

Se o seu cão estiver agendado para uma limpeza dentária com o seu veterinário, ele será colocado sob anestesia. Limpezas dentárias não anestésicas, muitas vezes realizadas por tratadores e outros, podem representar riscos para a saúde do seu cão.

Além disso, mais da metade dos dentes estão localizados abaixo da linha da gengiva e não podem ser vistos ou examinados enquanto o cão está acordado. Se você está preocupado com o fato de seu cão ser anestesiado, discuta com seu veterinário por que a anestesia é importante durante a limpeza dos dentes do seu cão.

É sempre uma boa ideia discutir quaisquer problemas de saúde bucal com seu veterinário e fazer perguntas durante o check-up de rotina do seu cão.

Importância da Saúde Bucal em Cães

Se você fizer a devida diligência, seu trabalho duro para manter a saúde bucal do seu cão em boa forma certamente será recompensado.

Problemas de saúde bucal em cães podem levar a problemas de saúde sistêmicos. Muitos especialistas acreditam que a má higiene bucal em cães pode levar a problemas cardíacos, diabetes, infecções renais e até mandíbulas quebradas.

Se você está preocupado com a saúde bucal do seu cão, observe:

  • Placa e tártaro visíveis
  • Relutância em comer ou perda de apetite
  • Babando excessivo
  • Mal hálito
  • Gengivas inchadas, inflamadas ou sangrando
  • Dentes soltos, rachados ou ausentes
  • Inchaço do rosto, especialmente sob os olhos
  • Se algum desses problemas ocorrer, ligue para o seu veterinário imediatamente.

Ajudar seu cão a manter a saúde bucal é uma maneira importante de cuidar dele.

Data da postagem: 27/10/2022 - id 12535

« voltar para o blog