Meu gato está soltando muito pelo. O que isso significa?

Não importa como você varre, aspira e tira o pó, o pelo do gato parece nunca desaparecer. A boa notícia é que a queda de pelos é uma característica normal dos gatos. A queda excessiva ou aumentada pode significar problemas médicos, por isso é importante sempre observar.

Por que os gatos soltam pelos?

O objetivo da queda é remover os pelos mortos e liberar óleos naturais na pele. Os pêlos mortos que não são removidos por pentear ou escovar serão removidos por queda. Caso contrário, pode ocorrer irritação da pele.

Todos os anos, os gatos experimentam um ou dois ciclos severos de perda de pelo e crescimento. Geralmente ocorrem na primavera e no outono. A queda da primavera pode ajudar seu gato a tirar o "casaco de inverno". No outono, eles estão se preparando para o crescimento da pelagem do próximo inverno. No entanto, esse ciclo pode variar dependendo de quanto tempo seu gato passa dentro e fora de casa. Os gatos de que moram dentro de casa são expostos a ar condicionado no verão e aquecedores no inverno, além de iluminação artificial. Isso pode causar alguma confusão em seu sistema, resultando em queda relativamente constante.

Outra coisa que afeta a queda de pelos dos gatos é se eles são uma raça de pêlo longo ou curto. Normalmente, gatos de pelo comprido, perdem mais pelo do que gatos de pelo curto.

Existem algumas outras causas comuns de quedas a serem observadas.

  • Qualidade dos alimentos. Gatos que não recebem uma dieta balanceada podem sofrer queda adicional. Alimentos nutricionalmente completos e de alta qualidade são essenciais para uma pele e pelagem saudáveis.
  • O estresse. Os gatos tendem a perder mais pelos quando estão estressados, assustados ou nervosos.
  • Idade. À medida que os gatos envelhecem, eles tendem a ficar menos preparados. Isso pode causar mais descamação ou sua pele ficar áspera.
  • Gravidez/amamentação. As gatas grávidas e lactantes perdem mais devido a alterações hormonais.

É uma queda normal ou um problema médico?

Se você notar manchas nuas ou inflamação/vermelhidão na pele do seu gato, é hora de consultar o seu veterinário. Com base no histórico e no exame físico que você fornece, eles podem determinar a causa raiz do vazamento. O padrão e a distribuição da perda de cabelo serão avaliados e também determinarão se o cabelo está caindo ou quebrando. A pele será verificada quanto a sinais de infecção ou parasitas. Além disso, eles podem precisar realizar certos exames laboratoriais, como arranhões na pele, exames de cabelo, exames de sangue e urinálise.

Aqui estão alguns problemas de saúde que podem afetar o derramamento de gatos.

  • Parasitas. Ácaros e pulgas (especialmente se o seu gato for alérgico a eles) podem causar mastigação e arranhões, levando a mais perda de cabelo. Mesmo que você não veja essas pragas rastejando ao redor do seu gato, se elas estiverem presentes, elas podem causar problemas.
  • Alergia. Alergias a alimentos, ao meio ambiente, a certos produtos e até a picadas de insetos podem causar problemas de pele e queda de cabelo.
  • Infecção de pele. Uma infecção bacteriana ou fúngica pode afetar a pelagem de um gato.
  • Doença. Os sintomas de doença tireoide-rim ou adrenal e alguns tipos de câncer podem incluir derramamento excessivo.
  • Transtorno comportamental. Estresse e ansiedade podem desencadear lambidas e mastigações excessivas, levando à descamação da pele auto-induzida.

Se o veterinário determinar que o vazamento foi causado por um problema médico, ele fornecerá um plano de tratamento para resolver o problema subjacente. É importante seguir seus conselhos de perto. Uma vez que o problema médico subjacente esteja sob controle, o derramamento do seu gato deve retornar aos níveis normais.

Maneiras de reduzir o estresse e as quedas de pelo

Existem várias razões pelas quais o pelo do seu gato pode cair. Algumas condições médicas fazem com que ocorra quedas incomuns, enquanto o as quedas normais ocorrem nos gatos. Você pode ajudar a controlar a queda excessiva seguindo os conselhos do seu veterinário quando diagnosticado uma doença.

  • Alimente uma dieta nutricionalmente completa e recomendada por veterinários.
  • Use, recomendado por veterinário, proteção contra parasitas o ano todo, mesmo que seu gato esteja apenas dentro de casa (pense quantos insetos ainda encontram seu caminho em sua casa).
  • Certifique-se de manter seu gato hidratado — para alguns gatos, fontes de água podem incentivá-los a beber mais.
    Tome medidas para diminuir o estresse no ambiente do seu gato. Certifique-se de que eles têm um lugar para se retirar e se sentir seguro. Encontre maneiras de manter sua mentes ocupadas com quebra-cabeças alimentares e outros enriquecimentos.
  • Prepare regularmente seu gato usando um pincel ou pente aprovado por veterinários. Fazer guloseimas uma parte do processo pode manter seu gato feliz e tolerante.
  • Para gatos que precisam de ajuda extra com suas peles, os noivos, bem como algumas práticas veterinárias podem dar-lhes uma guarnição. Isso pode ser especialmente útil para gatos mais velhos que não podem se preparar, bem como gatos de cabelos longos.
  • Consulte um comportamentalista veterinário se seu gato tem problemas de estresse causando o uso excessivo de cuidados.
  • Varrer e aspirar diariamente, e lavar regularmente a cama do seu gato.
ID: 12511