SP - São Paulo
[x] Você está vendo animais de SP - São Paulo, clique para alterar a cidade.

Encontre um Animal

 
 
 
 
 
*Nome do animal, da ONG ou digite "Vários".
Receba nossos comunicados:
 
Seu-email:

ONG / Grupo / Protetor

U.P.A. União Protetora dos Animais
U.P.A. União Protetora dos Animais  

Clique aqui e veja o site da INSTITUÇÃO

Sobre a U.P.A.

Fundada em abril de 2001, por Feliciano Filho, a U.P.A. atua há 10 anos no resgate de animais vítimas de acidentes e maus tratos. O atendimento da entidade registra cerca de 200 ligações diariamente, sobre denúncias, solicitação de orientações para movimentos em prol da causa animal, encaminhamento à clínicas veterinárias conveniadas, entre outros temas. Além do suporte telefônico, a U.P.A. estabelece um canal direto com os internautas via e-mail, através do endereço eletrônico atendimento@upanimais.org.br.

A U.P.A. resgata exclusivamente animais vítimas de sofrimento, não recolhendo cães e gatos sadios das ruas. Todos os animais resgatados pela entidade são reabilitados, vacinados, vermifugados, castrados e identificados. As feiras de adoção são a etapa conclusiva dos trabalhos, possibilitando que os animais encontrem um novo lar, onde receberão todo cuidado e carinho que merecem.

Além do trabalho direto com animais, a entidade atua fortemente na conscientização da população sobre a posse responsável. Pelo conceito entende-se oferecer ao animal um lar, onde ele terá acesso à proteção contra a exposição ao sol e à chuva, alimentação, vacinação, vermifugação, água limpa, espaço para atividade física, carinho e encaminhamento à clínica veterinária, em casos de acidentes ou doenças. A U.P.A. recomenda ainda que os animais sejam identificados, pois em caso de perda, amplia-se consideravelmente as chances de devolve-los ao lar.

A entidade também enfatiza que maus tratos praticados contra os animais constituem-se em CRIME, conforme o artigo 32 da Lei Federal 9.605. Os infratores à norma estão sujeitos à pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.

Entende-se por maus tratos:

- Abandonar um animal doente, extenuado ou mutilado, bem como deixar de oferecer ajuda necessária, como assistência médica veterinária, água e comida;

- Manter animais em lugares anti-higiênicos que lhe impeçam a respiração, o movimento, o descanso, presos a correntes e privados de ar e luz.

Por oferecer um trabalho integrado na causa, a UPA tornou-se uma entidade de referência nacional, contribuindo para a elaboração de vários projetos de lei que visam a proteção dos animais. Essa força foi garantida pela representatividade dos colaboradores da ONG, que tem como atual presidente Vicente Carvalho, um reconhecido protetor da causa em Campinas.

A UPA tem ainda o apoio do fundador da entidade, Feliciano Filho, que, como deputado estadual, foi autor da Lei 12.916/2008, que proíbe a matança indiscriminada de animais nas unidades do CCZ do Estado de São Paulo. Conheça melhor esta iniciativa:

Lei 12.916 proíbe a matança indiscriminada de animais nos CCZs de SP

Sancionada no dia 16 de abril de 2008, a Lei Estadual 12.916 foi a maior conquista da proteção animal, pois:

- Acabou com a matança indiscriminada de cães e gatos em todos os centros de controle de zoonoses, canis públicos e congêneres do Estado de São Paulo;

- Instituiu o cão comunitário, que existe desde que o mundo é mundo, mas hoje existe de fato e de direito;

- Abriu caminho para a construção de base jurídica no Estado para instituir as políticas públicas, tais como: castração, identificação e conscientização da população;

- Conseguiu uma mudança de postura, ou seja, uma mudança de paradigma, mudou a cultura, a forma dos governantes tratarem um tema tão importante que era renegado em termos de prioridade para os governos municipais. Agora, sim, os prefeitos entenderam que a problemática dos animais não se constitui apenas numa questão humanitária, mas de saúde pública, meio ambiente e respeito ao dinheiro público.




  
Cancelar [x]
 
Cadastro
Já é usuário?

Clique para entrar
Esqueceu seu login/senha? Clique aqui.
 


Novo usuário

Clique para se Cadastrar 
 


Quer AJUDA? Clique Aqui.