SP - São Paulo
[x] Você está vendo animais de SP - São Paulo, clique para alterar a cidade.

Encontre um Animal

 
 
 
 
 
*Nome do animal, da ONG ou digite "Vários".
Receba nossos comunicados:
 
Seu-email:

Noticia

« voltar para o blog
 
Engenheira constrói mais de 70 casinhas para abrigar cachorros de rua em Morrinhos
19/06/2020 - 10:33h

Apaixonada por animais, a engenheira civil Millary Alves, de 22 anos, resolveu usar o seu conhecimento para construir casinhas para cachorros de rua em Morrinhos, na região sul de Goiás. Após fazer a primeira, ela disse que ficou empolgada e mobilizou os familiares para que também ajudassem no projeto. Juntos, eles já construíram mais de 70 abrigos para os bichinhos que não têm lar.

Segundo a jovem, a ideia surgiu após ela conhecer o “Pretinho”, que costumava dormir perto da porta da casa dela. Como já cuida de 13 cachorros que foram resgatados das ruas, Millary não pode adotar outro animal. Ele entendeu que uma forma ajudar o cachorro poderia ser construindo uma casinha para ele dormir.

“Ele dormia em um montinho de terra. Vi que precisava de algum local para ele dormir. Eu tinha caixa de papelão, algumas fitas e saco de lixo na minha casa. Pesquisei na internet e vi vários vídeos de como fazer. Então, eu fiz a casinha e coloquei na porta de casa", conta.
Millary relata que Pretinho logo se acostumou com a casinha. "No primeiro dia, ele não entrou, mas, no segundo dia, ele entrou. Todos os dias à noite ele vem para dormir na casinha”, disse.

Após o resultado positivo, Millary disse que resolveu fazer outras casinhas para ajudar mais animais. O problema, segundo ela, era a falta de recursos e de pessoas para ajudar. No entanto, a engenheira conseguiu mobilizar os familiares. Além disso, a avó, Regina Lúcia de Souza, começou a fazer um bazar com roupas usadas para arrecadar dinheiro para os materiais. Com isso, mais de 70 casinhas já foram construídas.

“Nós vamos juntando aos pouquinhos. As roupas são baratinhas, porque é coisa usada, e as pessoas compram. De pouco a pouco, a gente vai juntando para ajudar a pagar essas coisas”, disse a avó.

O avô de Millary, Joviano Vicente de Souza, também entrou na rede de solidariedade e ajuda na mão de obra dos abrigos. “É uma tarefa meio difícil, mas eu apoio ela. Os animais jogados na rua ficam sofrendo, então, eu apoio”, disse o aposentado.

Mãe de Millary, a manicure Aparecida Rejane conta que o amor por animais sempre esteve na família. Ela disse que os 13 animais de rua que foram adotados se tornaram membros da família.

 

“Aqui nenhum cão é para adoção e, com certeza, não tem preço que pague por eles, porque amor é um amor que não tem explicação, o amor mais puro que eu já conheci na minha vida”, disse.

 

Família tem 13 cachorros adotados, em Morrinhos  — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Família tem 13 cachorros adotados, em Morrinhos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Para dar mais conforto aos animais, o pai da engenheira está construindo um canil no fundo de casa. Para os animais que ainda não conseguiram um lar, a Millary dá casa, comida e até roupa lavada, isso porque dentro de cada casinha vai uma coberta para aquecer o cachorrinho. Na porta da casa, ela colocou um comedouro comunitário, com ração disponível para os animais que passarem no local.

O amor pelos animais faz com que Millary queira fazer ainda mais por eles. Por isso, o desejo dela é cursar medicina veterinária.

 

"Por enquanto, tem que ser engenharia porque eu não tenho condições ainda financeira de fazer veterinária, mas eu vou exercer a profissão para eu conseguir pagar o curso de veterinária", disse.

 

Avô ajuda a jovem durante a construção das casinhas, em Morrinhos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Avô ajuda a jovem durante a construção das casinhas, em Morrinhos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


 
Fonte: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/06/19/engenheira-constroi-mais-de-70-casinhas-para-abrigar-cachorros-de-rua-em-morrinhos.ghtml