SP - São Paulo
[x] Você está vendo animais de SP - São Paulo, clique para alterar a cidade.

Encontre um Animal

 
 
 
 
 
*Nome do animal, da ONG ou digite "Vários".
Receba nossos comunicados:
 
Seu-email:

Noticia

« voltar para o blog
 
Envenenamento: primeiros-socorros para o seu cachorro
22/05/2019 - 18:32h

Além de diversas espécies de plantas de jardim, adubos e pesticidas também podem ser nocivos aos bichos e ser causa de envenenamento. Por isso, ao tratar das plantas de casa, todo cuidado é pouco. Tudo porque, muitas vezes, os cães engolem as folhas por instinto para facilitar a digestão ou favorecer o vômito quando estão passando mal – e até mesmo a simples curiosidade, comum nos filhotes.

Fique atenta! Os primeiros sinais de envenenamento são: salivação, vômitos, inchaço, vermelhidão na boca, taquicardia, diarreia, tremores, secreções bucais e até convulsões. Caso seu cãozinho apresente estes sintomas, procure imediatamente um veterinário. Rapidez é essencial para a recuperação do animal.

Como agir em caso de envenenamento:
1. Identifique o que causou a intoxicação, procurando vestígios na boca ou na casinha do animal. Em caso de produtos químicos ou envenenamento por plantas, leve a embalagem do produto ou a espécie sob suspeita ao veterinário. Se você se encontrar longe de um profissional, dê carvão ativado diluído em água. Ele impede a absorção completa do agente tóxico pelo organismo, mas só funciona quando aplicado logo após o incidente.

2. Com uma luva cirúrgica, lave a boca do animal com água abundante. Não provoque o vômito, pois se o agente for uma substância corrosiva, como a soda cáustica, ela ocasionará mais ferimentos no esôfago do animal. Leve-o imediatamente a um hospital veterinário.

3. Mantenha o animal em jejum. Não dê leite porque esse alimento pode reagir com o produto que provocou a intoxicação.

Se você não consegue identificar o agente causador do envenenamento, procure orientação no Centro de Controle de Intoxicações: 0800-7226001


 
Fonte: https://saude.abril.com.br/vida-animal/envenenamento-primeiros-socorros-para-o-seu-cao/



  
Cancelar [x]
 
Cadastro
Já é usuário?

Clique para entrar
Esqueceu seu login/senha? Clique aqui.
 


Novo usuário

Clique para se Cadastrar 
 


Quer AJUDA? Clique Aqui.